Campanha ‘Abril Amarelo’ faz alerta ao câncer ósseo

Dados da Sociedade Brasileira de Cancerologia mostram que o tumor ósseo representa 2% das patologias oncológicas no Brasil, com uma incidência de aproximadamente 2.700 casos novos por ano.

O mês de abril é marcado pela campanha do ‘Abril Amarelo’ que alerta para o diagnóstico precoce do Câncer Ósseo. Dados da Sociedade Brasileira de Cancerologia mostram que o tumor ósseo representa 2% das patologias oncológicas no Brasil, com uma incidência de aproximadamente 2.700 casos novos por ano.

Ainda de acordo com a Sociedade, são registrados, em média, dois a três casos da doença a cada 1 milhão de habitantes. O Mieloma Múltiplo é o tipo mais comum em pessoas a partir dos 50 anos, chegando a quatro casos por cem mil habitantes. Nas crianças e adolescentes, o tipo mais comum é o Osteossarcoma. O câncer ósseo, normalmente, afeta os ossos longos dos braços e coxas, coluna e bacia.

“A doença é classificada em tumor ósseo primário, que é quando o câncer se desenvolve diretamente no osso. E tumor ósseo secundário, que surge a partir de um processo conhecido como metástase óssea, quando um câncer em outro órgão se dissemina pelos ossos. Estudos mostram que alguns tipos de câncer têm mais chances de desenvolver o tumor ósseo secundário. Entre eles, estão: o câncer de mama, próstata, pulmão, rim e o câncer de tireoide”, explicou o ortopedista oncológico, Fernando Brasil.

A causa específica da maioria dos tipos de câncer ósseo é desconhecida. Porém, acredita-se que ela esteja relacionada a um erro no DNA de algumas células, que faz com que haja uma mutação ou divisão celular de forma irregular. A exposição a altos níveis de radiação, síndromes genéticas e doenças pré-existentes, como a Doença de Paget, contribuem para o aumento de chances de desenvolvimento do tumor ósseo.

Um dos principais sintomas do câncer ósseo são as dores intensas e frequentes em determinadas partes do corpo, sendo maior durante a noite ou quando a pessoa está em repouso. Além disso, há também as fraturas patológicas causadas por algum acometimento prévio do osso.

Fonte: G1
Clique aqui para ver a matéria completa.

Leia também

XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA ORTOPÉDICA

Em breve você terá acesso às principais publicações científicas dos membros da ABOO