Comissão de Educação Continuada

Tem como finalidade coordenar, planejar e supervisionar a atualização da educação continuada do oncologista ortopédico brasileiro.

A Comissão de Educação Continuada (CEC), assim como as demais comissões temáticas da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (ABOO), foi criada no último ano da gestão do Prof. Dr. André Mathias Baptista (2017-2018), com a aprovação da proposta apresentada pelo Prof. Dr. Alex Guedes durante a Assembleia Geral Ordinária ocorrida no 50.º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (Rio Centro, Rio de Janeiro-RJ).

Com a reforma do Estatuto da ABOO em 2019, durante a gestão do Prof. Dr. Alex Guedes, foram definidas as finalidades e as composições das comissões temáticas, correspondendo à CEC o Art. 39.º:

Art. 39.º A Comissão de Educação Continuada (CEC), tem por finalidade coordenar, planejar e supervisionar a atualização da educação continuada do oncologista ortopédico brasileiro. Deve ser composta por 01 (um) Presidente e 06 (seis) Membros Titulares indicados pelo Presidente da ABOO, com mandato de um ano a partir do início de cada gestão, podendo ser reconduzidos por mais um ano ou substituídos ao final do 1.º ano de gestão.

Desde a sua criação, a CEC-ABOO esteve envolvida com as seguintes atividades:

  1. Em 2019, e pela primeira vez na América Latina, tivemos o Musculoskeletal Oncology Course, totalmente organizado pela CEC. Trata-se de curso internacional promovido pela Università degli Studi di Padova e patrocinado pela ABOO, realizado no Rio de Janeiro-RJ e presidido pelo Prof. Dr. Pietro Ruggieri (Padova, Itália), Prof. Dr. Alex Guedes (Salvador-BA) e Prof. Dr. Marcelo Bragança dos Reis.
  2. Apoio aos Eventos Next Frontiers to Cure Cancer (AC Camargo Cancer Center), Curso ORTO-ONCO (SBOT Rio de Janeiro), discussões de caso do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia, Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia.
  3. A partir de 2020, como estratégia de educação continuada, a Dr.ª Suely Akiko Nakagawa vem conduzindo o ciclo de webinars “Tumores Ósseos e De tecidos Moles” organizados pela ABOO e pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), voltados especialmente para residentes médicos das áreas correlatas, atividade apoiada pela CEC.
  4. Em 2021, durante a gestão do Prof. Dr. Alex Guedes e, em seguida, sob a tutela do Prof. Dr. Edgard Eduard Engel, foi implementado um novo e bem-sucedido programa de educação continuada, composto por uma série de webinars com foco em temas médicos de grande importância relacionados à nossa subespecialidade apresentada por especialistas brasileiros e estrangeiros e lançado e compartilhado pela Ortho TV (plataforma digital originária da Índia, que disponibiliza vídeos de conferências e palestras para cirurgiões ortopédicos de todo o planeta, completamente livre de custos) para ortopedistas, oncologistas clínicos, patologistas, radiologistas, radioterapeutas e residentes de programas relacionados, bem como estudantes de medicina, com forte apoio de patrocínios de laboratórios farmacêuticos e indústrias de implantes.

Comissões

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA (CEC)

É uma comissão permanente, e tem por finalidade coordenar, planejar e supervisionar a atualização da educação continuada do oncologista ortopédico brasileiro, assim como o planejamento e o calendário dos eventos ortopédicos patrocinados pela ABOO.

Ter acesso para eventos

COMISSÃO DE ENSINO E TREINAMENTO (CET)

É uma comissão permanente, e tem por finalidade dar a execução ao Plano de Ensino e Treinamento da ABOO.

COMISSÃO DE ESTATUTOS E REGIMENTOS INTERNOS (CER)

É uma comissão permanente, e tem por finalidade analisar e opinar sobre os Estatutos e Regimentos da ABOO.

COMISSÃO DE DEFESA PROFISSIONAL (CDP)

É uma comissão permanente, e tem por finalidade zelar pelos interesses dos associados.

COMISSÃO CIENTÍFICO

Tem como objetivo:

  • Organizar e fomentar a produção científica da ABOO e planejar em conjunto com o diretor científico do Congresso Brasileiro de Oncologia Ortopédica, o programa deste evento, para apreciação e validação pela Diretoria da ABOO.

  • Planejar os programas dos demais eventos que envolvam diretamente a ABOO.

  • Opinar sobre eventos patrocinados institucionalmente pela ABOO, para apreciação e validação pela Diretoria da ABOO.

  • Organizar publicações ou o conjunto de publicações cujos escopos incluam institucionalmente a ABOO, sempre mediante apreciação e validação da ABOO.


COMISSÃO DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

Tem com finalidade atuar proativamente, sempre atentando à ética médica, às boas práticas e aos bons costumes, no sentido de internacionalizar a ABOO, na busca de convênios interinstitucionais que enriqueçam culturalmente e cientificamente a ABOO.

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Tem como objetivo:

  • Coordenar os projetos dos meios de comunicação da ABOO, entre eles: imprensa, assessoria de imprensa, site e jornal; tanto no âmbito interno como na sociedade civil, garantindo a ação harmoniosa e uníssona das atividades e projetos da ABOO.

  • Otimizar contato e influências nos meios de comunicação, para leigos e médicos, garantindo a divulgação das informações e dados de interesse da ABOO.

  • Coordenar, desenvolver e organizar o marketing institucional da ABOO, conforme as diretrizes da Diretoria junto às Comissões.

  • Coordenar as campanhas públicas conforme as diretrizes da Diretoria.


COMISSÃO DE RELACIONAMENTO – SERVIÇOS CREDENCIADOS

Tem como objetivo:

  • Desenvolver a política de relações da ABOO com os serviços credenciados, definindo, junto à diretoria, as diretrizes para a implementação de ações de facilitação e cooperação nacional da ABOO.

  • Coordenar ações junto à Diretoria, para efetivação das atividades em parceria com outras instituições nacionais.

  • Coordenar junto à Diretoria, a execução de cursos, eventos, acordos e termos de cooperação regionais entre a ABOO e os serviços credenciados.

  • Incentivar, junto à Diretoria, a mobilidade acadêmica institucional na promoção de cursos, intercâmbios e oportunidades de qualificação.

XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA ORTOPÉDICA

Em breve você terá acesso às principais publicações científicas dos membros da ABOO