Patologias

Encondroma

O encondroma é o tumor benigno mais frequente dos ossos dos pés e das mãos, e se caracteriza por constituir de tecido de cartilagem e crescer na medular óssea.

Além dos ossos dos pés e das mãos, outros locais frequentes de acometimento são os ossos do fêmur e do úmero. Quando localizados nesses outros ossos, o condrossarcoma é o principal diagnóstico diferencial.

Alguns casos, podem estar relacionados a desordens genéticas que favorecem o desenvolvimento de múltiplos encondromas distribuídos pelo esqueleto, conhecidos como encondromatose múltipla ou Doença de Ollier. E, em alguns casos, a encondromatose múltipla pode estar associada a alterações vasculares, com múltiplos hemangiomas (hemangiomatoses), conhecida como síndrome de Maffucci.

Existe risco aumentado de transformações malignas nos casos das encondromatoses múltiplas.

Na maioria dos casos, o paciente é assintomático e o achado é incidental por exames de imagem realizados após trauma ou exames de rotina.

Quando sintomático, o paciente pode apresentar dor, e em algumas situações pode apresentar aumento de volume local, ou fratura patológica (fratura após trauma de baixa energia).

A radiografia traz informações características para o médico, com a presença principalmente de calcificações típicas desse tipo de tumor.

Exames complementares podem ser solicitados para melhor avaliação e para auxiliar no diagnóstico diferencial com o condrossarcoma.

O tratamento está indicado em algumas situações. Quando indicado, ele é essencialmente cirúrgico. É fundamental que a cirurgia seja realizada por profissional experiente nesse tipo de procedimento, para que se obtenha resultados adequados em relação à remoção do tumor, diminuindo assim, os riscos de recidivas. E, para que o melhor método de reconstrução seja realizado.

XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA ORTOPÉDICA

Em breve você terá acesso às principais publicações científicas dos membros da ABOO