Patologias

Sarcoma de ewing

O Sarcoma de Ewing é o segundo tumor ósseo maligno mais comum na infância e adolescência. Geralmente o sarcoma de Ewing acomete os ossos da bacia, escápula, ossos longos como o fêmur (osso da coxa) e úmero (osso do braço).

O sintoma mais comum é a dor, de início insidioso, e que piora com a progressão da doença. A presença de dor nessa faixa etária, muitas vezes é confundida com “dor de crescimento”, o que pode confundir e atrasar o diagnóstico correto.

Outra alteração frequente é o aumento de volume local.

Alguns pacientes podem apresentar febre. A presença de febre, dor e inchaço no local da tumoração, muitas vezes é confundida com abscesso ou osteomielite, e pode atrasar o diagnóstico e o tratamento.

A radiografia simples é o exame inicial, e poderá trazer diversas características e informações importantes para o médico com suspeitas para o diagnóstico.

A partir da suspeita, são solicitados exames complementares, de estadiamento, que incluem a cintilografia óssea de corpo total, tomografia computadorizada ou ressonância magnética do compartimento acometido, tomografia de tórax e, em alguns casos pode-se solicitar a tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT).

Ao final, é realizada a biópsia que na maioria das vezes é por agulha grossa, que muitas vezes é guiada por algum método de imagem. Neste procedimento, fragmentos de tecido da lesão são removidos e enviado para a análise ao microscópio pelo patologista. Este procedimento de biópsia deve ser idealmente realizado no serviço e pela equipe que fará o tratamento do paciente, para que haja um adequado planejamento para a cirurgia futura de ressecção do tumor. Nesse planejamento, a região da biópsia que contêm implante de células tumorais ao seu redor, deverá ser incluída na ressecção.

O tratamento do sarcoma de Ewing é realizado com a quimioterapia neoadjuvante, administrada antes da cirurgia. A quimioterapia pré-operatória permite a redução do tumor, o que facilita a cirurgia conservadora, ou seja, preservando o membro afetado. Esse tratamento auxilia também no combate de micrometástases, que são eventuais focos de metástases do tumor tão pequenas que não podem ser identificadas por exames de imagem.

A cirurgia para tratamento do sarcoma de Ewing procura remover todo o tumor, com margens amplas. É fundamental que essa cirurgia seja realizada por profissional experiente nesse tipo de procedimento, para que se obtenha resultados adequados em relação à remoção completa do tumor, e o melhor método de reconstrução do membro, seja através de enxerto ou endoprótese.

Posteriormente, o paciente inicia um programa de reabilitação com a equipe da fisioterapia; e recebe quimioterapia adjuvante com a equipe da oncologia pediátrica ou oncologia clínica.

Em algumas situações pode ser indicado a radioterapia.

XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA ORTOPÉDICA

Em breve você terá acesso às principais publicações científicas dos membros da ABOO